March 30, 2006

O ESPECTRO DO AUTISMO 30 De Março de 2006.

Atenção: O meu blog tem música. Caso você não consiga ouvir, é porque voce
não tem o Real Player. É só fazer o download.
Image hosting by Photobucket

Querida familia e amigas (os),
Hoje vou escrever sobre um assunto muito diferente do que normalmente escrevo aqui.

O ESPECTRO DO AUTISMO
Por favor, leiam tudo.

É uma simples introdução para apresentar a vocês o meu novo espaço de links, exclusivamente sobre AUTISMO. Lá vocês vão encontrar muita informação sobre esse assunto. Espero que vocês possam dispender de alguns minutos, horas do seu tempo na visita dos sites, blogs e na leitura dos textos publicados.
Este é um assunto muito complexo, portanto dificil de explicar em poucas palavras. Coloquei links em geral, mas quando eu escrever algo aqui será mais sobre o chamado Autismo de alto desempenho, porque é o que eu conheço de perto e portanto posso falar a respeito c/mais facilidade. Este também é um menos conhecido porque essas pessoas são vistas como normal, porém dificil de relacionar devido ao seu comportamento, a sua maneira diferente de ser. Não sou uma expert nesse assunto, o que relatar é da própria experiência e cursinhos que fiz e muita leitura. Devia criar um novo blog, talvês ainda o farei. O meu problema é a falta de tempo.
Quando falamos em autismo as pessoas que já ouviram sobre isso, imediatamente relaciona com o autismo típico (clássico); aquelas crianças/pessoas que não ou quase não se comunica e vivem em seu próprio mundo. Mas o Espectro do Autismo é um grande leque de transtornos invasivos do desenvolvimento, indo do grau severo até o mais leve, que quase
não dá para notar.
Dois médicos, Hans Asperger, que investigou os transtornos que ganhou o seu nome "Sindrôme de Asperger"e o Leo Kanner, que fez pesquisa sobre o que deu o nome de "Autismo". Ambos eram austríacos. O Kanner vivia nos Estados Unidos, escreveu em Inglês e teve o seu trabalho conhecido muito antes. O Asperger vivia na Áustria e o seu estudo foi escrito em Alemão. Devido a segunda guerra mundial, ninguem queria saber nada de alemães, o seu trabalho demorou mais para ser traduzido e conhecido.
O autismo de alto desempenho normalmente são encontrados nos portadores da Sindrôme de Asperger ou o que em Inglês PDD-NOS (Pedagogic desenvolvement disorder - Not otherwise specified). Desordem no desenvolvimento pedagógico - Não dá para ser explicado; eles falam tambem, simplesmente como o Autismo de alto desempenho. Para alguns todos tem autismo, só que bem mais leve que outros. O bom desempenho depende do grau de inteligência, do caráter, a maneira que foi educado, as experiências/barreiras que encontrou na vida...
Quando é descoberto enquanto criança (já é possível diagnosticar quando a criança tem 2 ou 3 anos de idade), existem muitos métodos e tratamentos para ajudar a criança a se desenvolver e assim, aumentar as chances de uma vida (quase) normal e independente. Isso serve também para os portadores de uma forma leve de autismo. No autismo típico (clássico), os pais já ficam contentes em poder fazer contato com os filhos e se eles aprendem a falar e coisas básicas como pedir comida e ir ao toilette.
Os de alto desempenho se casam, tem familia, filhos (muitas vezes tambem portadores da Sindrôme), tem uma boa profissão. Existem cientistas, médicos, juristas, artistas famosos, especialistas em computadores...alguns são considerados geniais. Por exemplo: Há quem diz que Albert Einstein era portador de autismo. Muitos passam pela vida tropeçando, encontrando todo tipo de obstáculos, sem comprender o porque, sem saber que é um transtorno evasivo de desenvolvimento que o/a impede de funcionar dentro dos padrões considerados normais. Autismo é um jeito diferente de ser.
Para uma introdução, este texto está ficando muito longo. Vou parar aqui.
Espero que vocês visitem o meu novo espaço e as sites indicadas. De imediato eu recomendo à vocês lerem a palestra do Prof. Dr. Christopher Gillberg em São Paulo, em 10 de outubro de 2005, CLIQUE AQUI

Para ilustrar, eu copiei parte de textos de outros sites:

Autismo típico (clássico)
O Autismo é um distúrbio do desenvolvimento humano que vem sendo estudado pela ciência há seis décadas, mas sobre o qual ainda permanecem, dentro do próprio âmbito da ciência, divergências e grandes questões por responder. Ler mais...


Sindrôme de Asperger

Pessoas com esse distúrbio possuem as dificuldades qualitativas na comunicação, interação social, e a imaginação (tríade), e consequentemente apresentam algumas dificuldades comportamentais, como no autismo. Porém, não apresentam qualquer atraso significativo de desenvolvimento de fala ou cognitivo, podendo até mesmo passar a vida toda sendo apenas consideradas pessoas "estranhas" para os padrões típicos de comportamento.
Ler mais...

Espectro Autista
O espectro autista está determinado através do CID-10 (código internacional de doenças) e do DSM-IV. Dentre os vários termos contidos dentro do espectro autista e dos transtornos invasivos do desenvolvimento, coletamos alguns artigos na Internet para deixar um pouco mais claros os limites e diferenças entre as várias possibilidades de diagnóstico dentro do quadro descrito, sendo que podem (PODEM...) ser diagnosticadas uma das abaixo...ou mesmo o diagnóstico não ter nenhum desses termos referenciais...como dito no início, esta pagina nao é científica, apenas fruto de observações... Ler mais...

"É preciso comprender o que é o autismo, para facilitar a vida do autista na sociedade". Eunice.

Se voçes vissem um cego, com pouca visão ou alguém numa cadeira de rodas em dificuldade, vocês não os ajudariam? Voce não pode ver o autismo, porisso precisa aprender a compreendê-lo e assim, voce terá paciência e saberá como agir, quando necessário.

Sim, a mensagem ficou longa, mas vai ficar aqui por uma semana, para que voces tenham tempo de ler.
Obs: Nos meus links ainda pretendo acrescentar os links em holandês e em Inglês. Quem comprende estas línguas vão ter acesso a muito mais informações do que em português.
Image hosting by Photobucket
Olha só o que ganhei do meu amigo Roberto (H) Alma Guerreira e da amiga Caritas dos "Meus Rabiscos".


------

Muito obrigado amigo (a), pelo carinho e consideração.
A amiga Neinha está comemorando 1000 visitas e a amiga Carla,
3000 visitas.

-------Image hosting by Photobucket
Parabéns amigas.
Campanha pela paz virtual. Clique aqui
Image hosting by Photobucket

Recadinho:
Obrigado pelas visitas e comentários. Eu não tenho dado conta de visitar todos vocês, mas o farei assim que puder. As vezes visito, mas não consigo comentar.
Por favor, continue comentando. O sua opinião é muito importante para mim.
Até a próxima semana e um grande abraço.

Image hosting by Photobucket

Image hosting by Photobucket





March 27, 2006

O bem dos Problemas/The good of troubles.

There is an English version below and between the lines (E).
Image hosting by Photobucket
(E) Commit your way to the Lord; trust Him and He will do this...
Psalm 37:5
Queridas (os) amigas(os) e familia,
Dear friends and family,
Este post era para ter sido postado na sexta-feira passada, mas não tive tempo.
Eu tenho tentado conciliar tudo. Graças a Deus tenho recebido muitas visitas, muitos comentários e também muitos emails. Como tudo é importante para mim, tenho tentado manter tudo em dia. Principalmente emails, acho que precisa ser respondido o quanto antes. A semana passada foi a semana de preparar o Ladies Outreach na nossa igreja. Ladies outreach: Dia das mulheres, onde todos são bemvindos.Convidamos uma pregadora especial para esse dia, tivemos workshop e lanche juntas...é um dia de evangelisação, louvour e confraternização. Foi muito bom. Para ver as fotos, Clique aqui.
Eu estava, entre outras coisas, responsável pelo Buffet. Muito trabalho, Ufa! Mas valeu a pena. Um grande dia como esse para as mulheres, só acontece uma vez por ano.
Bom, vou colocar aqui um devotional que retirei do "Nosso Pão Diario", link na coluna ao lado. Amanhã ou depois postarei de novo,ok. Vou falar sobre um assunto muito importante, que quero levar a atenção de voces.
(E)
LADIE'S OUTREACH
I intended to post this message on Friday, but I didn't have time till yesterday. I've been very busy. Our annual Ladie's outreach was very nice and joyfull. A blessed day. If you want to see de photo's Click here.

O BEM DOS PROBLEMAS
Leitura: Romanos 5:1-5

"Nos gloriamos nas tribulações;
sabendo que a tribulação produz a paciência."
Romanos 5:3

Um jovem pediu a um crente mais idoso que orasse para que ele tivesse mais paciência. O homem mais velho ajoelhou-se e começou: "Senhor, envia a este jovem tribulações de manhã; envia a este jovem tribulações de tarde; envia a este jovem" Nesse momento o jovem crente interrompeu: "Não, não, eu não pedi que orasse por tribulações. Eu queria que orasse por paciência." "Ah," respondeu o sábio crente, "É pela tribulação que aprendemos a paciência."

As suas palavras ecoam o apóstolo Paulo em Romanos 5:3 quando ele disse que a "tribulação produz a perseverança." De acordo com um comentador da Bíblia, a palavra que é traduzida por perseverança ou paciência quer dizer "firmeza, a capacidade de manter-se firme sob as dificuldades."

Isso era de facto verdade na vida e no ministério do apóstolo Paulo. Ele tinha sofrido espancamentos, chicotadas, apedrejamentos, naufrágio, contudo ele permanecia firme na fé e não se afastou do seu chamado (II Coríntios 11:23-33).

Estás a enfrentar algum teste difícil? Então dá graças a Deus! Sob o Seu sábio controle, tudo o que te acontece, quer de gozo quer de dor, é desenhado com o propósito de desenvolver a perseverança. É por isso que santos em sofrimento podem se gloriar na tribulação.
RWD

Ao olhar para trás, vejo
Que todo o sofrimento que tinha de sentir
Me deixou, depois da dor,
Mais rico do que antes era.
Anon

Aqueles que esperam no Senhor podem
suportar o peso da adversidade
.
Image hosting by Photobucket
ENGLISH VERSION


The Good Of Trouble

Read:
Romans 5:1-5
We also glory in tribulations, knowing that tribulation produces perseverance. --Romans 5:3

A young Christian man asked an elderly believer to pray that he would have more patience. The older man got down on his knees and began, "Lord, send this young man tribulation in the morning; send this young man tribulation in the afternoon; send this young man--" At that point the young Christian blurted out, "No, no, I didn't ask you to pray for tribulation. I wanted you to pray for patience." "Ah," responded the wise Christian, "it's through tribulation that we learn patience."
His words echo the apostle Paul in Romans 5:3 when he said that "tribulation produces perseverance." According to one Bible commentator, the word that is translated patience or perseverance means "steadfastness, the ability to remain under difficulties without giving in."
That was certainly true in Paul's life and ministry. He had suffered beating, whipping, stoning, and shipwreck, yet he remained steadfast in the faith and did not shrink from his calling (2 Cor. 11:23-33).
Are you facing a difficult test? Then praise God! Under His wise control, everything that happens to you, whether enjoyable or painful, is designed to develop perseverance. That's why suffering saints can glory in tribulation.
RWD
Looking back, it seems to me

All the grief which had to be
Left me, when the pain was o'er,
Richer than I'd been before.
Anon.
They who wait on the Lord can bear the weight of adversity.
Message extracted from Our Daily Bread, link in the menu beside.
Image hosting by Photobucket
Sou destaque especial no blog Lua e Poemas, da amiga Nancy.
I've got a distinction from my friend Nancy.
Aqui uma award que ganhei da amiga, irmã em Cristo, Nilce.
Mais uma award que ganhei do Amigo Aloisio, Lu.
(E) Here an award I've got from my friend Aloisio, Lu.

Mais uma award que ganhei da Andréia e do Gustavo.
(E) Award I've got from Andréia e Gustavo.


Obrigado amigos, já está na galeria.
(E) Thank you friends. It is already in the galery.
Image hosting by Photobucket
Have a nice week.
Image hosting by Photobucket