September 25, 2009

O bom samaritano ou "Ame a Deus acima de todas as coisas e ao seu próximo como a si mesmo".

Photobucket
Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 1 João 4:7-8

Parábola de Jesus, “O bom samaritano” no evangelho de Lucas 10:25-37
25E eis que se levantou certo doutor da lei e, para o experimentar, disse: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
26Perguntou-lhe Jesus: Que está escrito na lei? Como voce interpreta isso? 27Respondeu-lhe ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
28Tornou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isso, e viverás. 29Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo? 30Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. 31Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo, pelo outro lado da estrada. 32De igual modo também um levita chegou naquele lugar, viu-o, e passou de largo, pelo outro lado da estrada. 33Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão; 34e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. 35No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a mais, eu to pagarei quando voltar.
36Qual, pois, destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? 37Respondeu o doutor da lei: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe, pois, Jesus: Vai, e fazes tu o mesmo.
Minha interpretação:
1 O que fazer para ter a vida eterna?
Ame o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.

2 A pergunta do mestre da lei: "Quem é o meu próximo?"
Todas as pessoas que precisam de nós.

3 A pergunta do Senhor Jesus: "Qual dos três foi o próximo do homem assaltado?"
Aquele que usou de misericórdia para com ele.

4 Jesus disse: Vai, e fazes tu o mesmo.

Da mesma forma, quando servimos alguém nós nos tornamos o próximo dessa pessoa. Dessa maneira, qual a dificuldade que alguém teria para amar o seu próximo, para amar alguém que nos ajudou, que foi bom para nós, que se importou conosco?

Desse modo, torne-se amável, torne-se o próximo de alguém e ajude-o a cumprir o mandamento de Deus. Considerando que nosso Senhor nos manda amar até mesmo os nossos inimigos (Mateus 5:43-48), como então se torna forte o mandamento para amar os membros da familia, os amigos, o patrão, o pastor (a), o professor (a), o médico, o policial, o lixeiro, o carteiro, enfim, todos aqueles com quem de alguma forma convivemos e contribuem para que nós sejamos quem somos e tornam as nossas vidas merecidas de ser vividas. Devemos começar a amar em nossos próprios lares, controlando o nosso comportamento e a nossa língua (Leiam 1 Coríntios 13:1-13).

5 Como voces podem ver, é muito fácil obedecer os mandamentos de Deus.
Se damos amor, vamos receber amor de volta.

Contudo, não fique esperando que alguém ame você primeiro. Torne-se amável e ame, ame primeiro a Deus e depois ao seu próximo como a ti mesmo (Lucas 10:27).

Photobucket