March 30, 2006

O ESPECTRO DO AUTISMO 30 De Março de 2006.

Atenção: O meu blog tem música. Caso você não consiga ouvir, é porque voce
não tem o Real Player. É só fazer o download.
Image hosting by Photobucket

Querida familia e amigas (os),
Hoje vou escrever sobre um assunto muito diferente do que normalmente escrevo aqui.

O ESPECTRO DO AUTISMO
Por favor, leiam tudo.

É uma simples introdução para apresentar a vocês o meu novo espaço de links, exclusivamente sobre AUTISMO. Lá vocês vão encontrar muita informação sobre esse assunto. Espero que vocês possam dispender de alguns minutos, horas do seu tempo na visita dos sites, blogs e na leitura dos textos publicados.
Este é um assunto muito complexo, portanto dificil de explicar em poucas palavras. Coloquei links em geral, mas quando eu escrever algo aqui será mais sobre o chamado Autismo de alto desempenho, porque é o que eu conheço de perto e portanto posso falar a respeito c/mais facilidade. Este também é um menos conhecido porque essas pessoas são vistas como normal, porém dificil de relacionar devido ao seu comportamento, a sua maneira diferente de ser. Não sou uma expert nesse assunto, o que relatar é da própria experiência e cursinhos que fiz e muita leitura. Devia criar um novo blog, talvês ainda o farei. O meu problema é a falta de tempo.
Quando falamos em autismo as pessoas que já ouviram sobre isso, imediatamente relaciona com o autismo típico (clássico); aquelas crianças/pessoas que não ou quase não se comunica e vivem em seu próprio mundo. Mas o Espectro do Autismo é um grande leque de transtornos invasivos do desenvolvimento, indo do grau severo até o mais leve, que quase
não dá para notar.
Dois médicos, Hans Asperger, que investigou os transtornos que ganhou o seu nome "Sindrôme de Asperger"e o Leo Kanner, que fez pesquisa sobre o que deu o nome de "Autismo". Ambos eram austríacos. O Kanner vivia nos Estados Unidos, escreveu em Inglês e teve o seu trabalho conhecido muito antes. O Asperger vivia na Áustria e o seu estudo foi escrito em Alemão. Devido a segunda guerra mundial, ninguem queria saber nada de alemães, o seu trabalho demorou mais para ser traduzido e conhecido.
O autismo de alto desempenho normalmente são encontrados nos portadores da Sindrôme de Asperger ou o que em Inglês PDD-NOS (Pedagogic desenvolvement disorder - Not otherwise specified). Desordem no desenvolvimento pedagógico - Não dá para ser explicado; eles falam tambem, simplesmente como o Autismo de alto desempenho. Para alguns todos tem autismo, só que bem mais leve que outros. O bom desempenho depende do grau de inteligência, do caráter, a maneira que foi educado, as experiências/barreiras que encontrou na vida...
Quando é descoberto enquanto criança (já é possível diagnosticar quando a criança tem 2 ou 3 anos de idade), existem muitos métodos e tratamentos para ajudar a criança a se desenvolver e assim, aumentar as chances de uma vida (quase) normal e independente. Isso serve também para os portadores de uma forma leve de autismo. No autismo típico (clássico), os pais já ficam contentes em poder fazer contato com os filhos e se eles aprendem a falar e coisas básicas como pedir comida e ir ao toilette.
Os de alto desempenho se casam, tem familia, filhos (muitas vezes tambem portadores da Sindrôme), tem uma boa profissão. Existem cientistas, médicos, juristas, artistas famosos, especialistas em computadores...alguns são considerados geniais. Por exemplo: Há quem diz que Albert Einstein era portador de autismo. Muitos passam pela vida tropeçando, encontrando todo tipo de obstáculos, sem comprender o porque, sem saber que é um transtorno evasivo de desenvolvimento que o/a impede de funcionar dentro dos padrões considerados normais. Autismo é um jeito diferente de ser.
Para uma introdução, este texto está ficando muito longo. Vou parar aqui.
Espero que vocês visitem o meu novo espaço e as sites indicadas. De imediato eu recomendo à vocês lerem a palestra do Prof. Dr. Christopher Gillberg em São Paulo, em 10 de outubro de 2005, CLIQUE AQUI

Para ilustrar, eu copiei parte de textos de outros sites:

Autismo típico (clássico)
O Autismo é um distúrbio do desenvolvimento humano que vem sendo estudado pela ciência há seis décadas, mas sobre o qual ainda permanecem, dentro do próprio âmbito da ciência, divergências e grandes questões por responder. Ler mais...


Sindrôme de Asperger

Pessoas com esse distúrbio possuem as dificuldades qualitativas na comunicação, interação social, e a imaginação (tríade), e consequentemente apresentam algumas dificuldades comportamentais, como no autismo. Porém, não apresentam qualquer atraso significativo de desenvolvimento de fala ou cognitivo, podendo até mesmo passar a vida toda sendo apenas consideradas pessoas "estranhas" para os padrões típicos de comportamento.
Ler mais...

Espectro Autista
O espectro autista está determinado através do CID-10 (código internacional de doenças) e do DSM-IV. Dentre os vários termos contidos dentro do espectro autista e dos transtornos invasivos do desenvolvimento, coletamos alguns artigos na Internet para deixar um pouco mais claros os limites e diferenças entre as várias possibilidades de diagnóstico dentro do quadro descrito, sendo que podem (PODEM...) ser diagnosticadas uma das abaixo...ou mesmo o diagnóstico não ter nenhum desses termos referenciais...como dito no início, esta pagina nao é científica, apenas fruto de observações... Ler mais...

"É preciso comprender o que é o autismo, para facilitar a vida do autista na sociedade". Eunice.

Se voçes vissem um cego, com pouca visão ou alguém numa cadeira de rodas em dificuldade, vocês não os ajudariam? Voce não pode ver o autismo, porisso precisa aprender a compreendê-lo e assim, voce terá paciência e saberá como agir, quando necessário.

Sim, a mensagem ficou longa, mas vai ficar aqui por uma semana, para que voces tenham tempo de ler.
Obs: Nos meus links ainda pretendo acrescentar os links em holandês e em Inglês. Quem comprende estas línguas vão ter acesso a muito mais informações do que em português.
Image hosting by Photobucket
Olha só o que ganhei do meu amigo Roberto (H) Alma Guerreira e da amiga Caritas dos "Meus Rabiscos".


------

Muito obrigado amigo (a), pelo carinho e consideração.
A amiga Neinha está comemorando 1000 visitas e a amiga Carla,
3000 visitas.

-------Image hosting by Photobucket
Parabéns amigas.
Campanha pela paz virtual. Clique aqui
Image hosting by Photobucket

Recadinho:
Obrigado pelas visitas e comentários. Eu não tenho dado conta de visitar todos vocês, mas o farei assim que puder. As vezes visito, mas não consigo comentar.
Por favor, continue comentando. O sua opinião é muito importante para mim.
Até a próxima semana e um grande abraço.

Image hosting by Photobucket

Image hosting by Photobucket





59 comments:

Águas da Vida News said...

Excelente esse espaço de links, muito util querida Nicinha.
Pela manha quando acordei a primeira coisa que faço sempre é entrar na gazeta dos blogueiros, mas minha tristeza ao ver a gazeta fora do ar e falando com um dos responsaveis disse que voltara amanha esta em manutençao. Que pena ja estou viciada naquele site.
Big Kiss

NIcinha na Holanda said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...

Sweet Eunice,
RE:Family on first page!Keep them until weekend-hhaa ahah~!!
How have you been? We are fine-God is good all the time. Heyih, you are a blessing and really a channel of blessing. You have no idea how much my family friends and relatives appreciate seeing us in ministry action at church. They are happy that we have continued serving the Lord in that manner.Sooo you do receive the credit/ blessing, okey. THANK YOU THANK YOU THANK YOU.
I REALLY LOVE YOUR FRIENDSHIP and support.
Regards to your family.
Ik.Pris

Anonymous said...

Oi Eunice !

Muito pertinente esse assunto, que pode ser discutido e estudado agora à luz da ciência.
Eu indiquei seu blog para uma amiga que está vivenciando uma experiência assim e que vai precisar muito dessas informações.

Que Deus lhe abençõe e continue lhe fazendo um instrumento para Sua obra !

Susana

Anonymous said...

Muito interessante e instrutivo o post de hoje minha amiga, achei muito bom mesmo, é importante falar sobre varios tipod de doenças como um alerta e ajuda.
beijos

Anonymous said...

Realmente muito bom o tema e bem abordado. Legal que estejas usando este espaço para tão nobre função.
Abraços e tenhas um ótimo dia.

Anonymous said...

Eunice querida...
Estou voltando a net, mas com pouco tempo devido aos estudos...
E vir aqui hoje e me deparar com este texto, além de achar uma excelente iniciativa da sua parte, me fez lembrar de um filme lindo que vi de duas crianças autistas e a dificuldade da mãe ao se deparar com esta situação...
O nome do filme é "Uma Viagem Inesperada", só que o nome do filme em inglês, não é o mesmo da tradução, por isso não vou traduzir aqui pra você porque não me lembro, mas vou procurar saber qual é e te digo...
Talvez você até já tenha visto...
Beijos Mil e até a próxima...

Anonymous said...

Muito bom dia irmã Eunice. Não sabia que o comentarista poderia retirar seus escritos. Bom, a irmã deixou curiosidades e teremos que voltar para saber como agem, como tratar, como ajudar... Ainda bem que é sempre bom vir aqui.
Os pesquisadores do apocalipse.

Anonymous said...

Ola,amiga...
Que bela surpresa encontrar um depoimento tão claro e tão direto sobre essa sindrome que tão poucos conhecem.
Obrigado por usar nossa gif,sempre que quizer esteja a vontade.
E claro,obrigado por se unir a nós pais de autistas que lutamos tanto para acabar o mito do total isolamento que na verdade,atinge pouquissimos autistas.
Beijos no seu enorme coração.

Anonymous said...

Olá Eunice!

Vim aqui em seu blog por uma amiga em comum chamada Susana!
Faço parte do Grupo Asperguer-yahoo-Brasil.
Entrei neste grupo para uma compreensão maior de meu amor Asperguer.
Seu texto está bem elucidativo...ótimo!
Abração!

Anonymous said...

Ola Eunice vim desejar um otimo final de semana e avisar que logo vou ter fotos da Vitória la no blog um beijo

Naldy said...

Oi querida, vim deixar um beijo. O pessoal me pediu e eu escrevi um pouquinho sobre moda. Vai lá e me diz: VOCÊ TEM UM PRETINHO BÁSICO?

Anonymous said...

Oie, Eunice
Adorei este post, pos trabalho c Ed. Especial e conheço muitos autistas. Valew!
Olha aie q estou de enderço novo
Bjuxxx

Anonymous said...

Valeu Eunice, adorei esse texto sobre autismo. É sempre bom esclarecer e informar as pessoas.
Um grande beijos e um ótimo final de semana.

Anonymous said...

oi menina,seu blog esta demais de lindo,o assunto que vc colocou é de grande importancia parabéns,quero te deixar 2 premios especiais,nº20perfect blog e nº21 qualidade,local premios oferecidos,bos menina.

Anonymous said...

Oi Eunice, muito obrigada por iluminar meu cantinho. Desejo-lhe um fim de semana maravilhoso.

Anonymous said...

Oi, Eunice! Tudo bem?
Seu blog tá muito legal, heim?
Quando puder me visite.
http://aguasvivas.blig.ig.com.br

Anonymous said...

Ola miga!! Passando pra te desejar um excelente FDs. Muito importante seu post sobre Autismo. Gostei muito mesmo! Estye problema acomete 30% de familias brasieleiras que diretamente ou indiretamente vivem este problema. Seria bom a amiga elaborar um blog destinado a este assunto! Fica aki a sugestão. e parabens! Bjos em seu coração

Águas da Vida News said...

CB
Ola amiga viva a gazeta dos blogueiros voltou e fiquei feliz meu blog foi indicado como os 20 mais votados agora esta la para votar para retirar os 5 the best conto com teu apoio.
Big Kiss

Anonymous said...

Oi meu anjinho lindo, vim aqui verificar as novidades do seu mundinho vejo que esta maravilhoso como sempre. Quero desejar uma linda semaninha para vc, faz uns dias que não visitava meus amigos queridos mas não consigo ficar muito tempo do meu bloguinho e de vocês meus amiguinhos, mas é que estou enfrentando uma barra. Mas sou forte e vou superar tudo. Na pagina presentes para você aceite o meu presentinho o R 03 espero que goste, é com muito carinho que lhe dou.

Não esqueça quando puderes deixar seu votinho para mim no blogstar, puxa sempre dia 1 zera todos os pontinhos adquiridos.

Te admiro

Regina

Anonymous said...

Ol@, Eunice
Naum precisa nem dizer q adorei este post sobre autismo!
Estamos agora c 1 flog, p facilitar as koisas.
Te esperamos lah
Bjaum

Anonymous said...

olá migah estou passando e desejo um otimo sabado pra vc,fica com Deus.meu novo endereço.
http://melruiva.zip.net./
do spaces

Anonymous said...

Passando para lhe desejar um lindo final de semana.. beijos..ju

Anonymous said...

É para mim motivo de muito orgulho estar sendo presenteado com seu AWARD. Seu espaço orgulha o mundo blogueiro.
Estarei passando amanhã para pegá-lo.
Muito obrigado. que Deus continue lhe iluminando

Anonymous said...

Estava lendo seu Post sobre o Autismo. Lembrei-me de um rapaz, vizinho meu, sempre lutando para se tornar Padre.Devido a seu comportamento, ao analisarem se o
aprovariam como Padre,o veredicto
foi cruel: Disseram que NÃO, pois
ele tinha um temperamento orgulhoso, e se afastava das pessoas.Não souberam distinguir que ele tinha um grau moderado de Autismo.Se soubessem, talvez o reprovassem também. Entretanto, continua fiel à sua igreja, ajudando no que lhe é possível. Incrível, Nicinha! Foi meu aluno particular, e eu nunca percebi também.
Um ótimo final de semana para você!
Muito bom o tópico!
BEIJÃO
da
SELMA

ESTRELA: VIVER E AMAR!

Anonymous said...

oi amada tudo bem com vc? passei pra te convidar pra pra passar no neu blog la deixei um link pra vc comecer meu blog de dieta e deixar um comentario ta obrigada, beijinhos ate

Anonymous said...

Olá Querida:
Lindo trabalho esse seu sobre o Autísmo, as pessoas desconhecem demais e percebo em cada blog que entro como aprendo tudo que é de mais maravilhoso, Parabéns mesmo e sempre se deve ter paciência com pessoas nesse estado e principalmente lhes dar muita atenção...
Beijos no Coração e visite meu outro Blog: http://anjoasamorenaromantica.zip.net
CIÇA

Anonymous said...

I and the HOLY SPIRIT SEND TO YOU MY LOVE!GOD BLESS YOU AND YOUR FAMILY!

Anonymous said...

Fala miga. Tudo melhor?

Achei bacana abordar um tema tão polêmico e, ao mesmo tempo, temido pela maioria dos casais jovens. Altismo é apenas uma outra forma de viver.

Aproveito a visita para te oferecer o Selo de 3.500 visitas ao Blog do Lu. Vá até a Galeria do Blog do Lu, no final da página, e pegue o seu. Afinal, vc faz parte dessa história.

Ótimo final-de-semana e beijos do Lu pra vc. Beijos do Lu pra vc.

Anonymous said...

Minha querida amiga brasileira em terras distantes, é sempre um prazer vir no seu blog. Desejo que Deus continue abençoando sua vida, principalmente, dentro desta matéria que você escolheu. Beijos! Pra. Neide.
http://neidecs.zip.net

Anonymous said...

Uma mensagem deixada que nos enche de fé, esperança e que nos incentiva a continuar na luta do dia-a-dia.
Obrigado e boa noite.

Anonymous said...

Olá querida amiga, quero parabenizá-la por estar trazendo a público este assunto como tantos outros que vc traz, a informação em massa é algo que previne, quissá todos pensassemos como vc. Um beijo e um domingo abençoado. Bjs amada.

Anonymous said...

A paz do senhor!
Amada irmã, agradeço a visita em meu cantinho.Agradeço também o award de amizade que me deu como presente, mas não sei se a irmã notou, a irmã já havia me dado e já esta abrilhantando o meu cantinho a algum tempo.Mas mesmo assim agradeço o seu carinho e amor comigo.Jesus te abnçõe e a toda sua família.Beijossss, fiquei muito feliz com sua visita amada

Anonymous said...

EUNICE:
OBRIGADA pela visita querida!
Nãoimporta o "replay" da oração, o importante foi você colocá-la carinhosamente no meu space. Lhe sou grata, pois ficou a presença de Cristo no meu bloguinho.Obrigada Nicinha!
Tenha um final de semana abençoado.
Beijão
da
SELMA

Anonymous said...

Oi, amada,eu não creio em coincidências, mas em propósito de Deus; eu postei hoje sobre as pessoas especiais e com gif sobre o autismo tb. Um beijo e uma semana feliz.

Anonymous said...

Há um Deus maior do que você, que te ama muito e tem todas as coisas sob seu controle.

Olhe para DEUS!

Perceba a profundidade e o amor que Ele tem por sua vida!
um otimo domingo querida.

Anonymous said...

Olá querida, obg pelas felicitações, por tudo. Vou ver o que consigo resolver aki para ouvir sua música...um bjão no coração!! Deus te abençoe!

Zé Carlos said...

Olá querida Nicinha, parabéns pela matéria tão esclarecedora... todos so que necessitam encontrar explicações a respeito desta síndrome, com certeza estarão bem servidos no seu Blog. Continue assim... bjs do amigo...

milladdy said...

Ola Nicinha
Muito boa a sua explicação.
Clara e objetiva.
Tenha um bom domingo.
Beijos
Milladdy

Anonymous said...

Olá Eunice!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Gostei do assunto Espectro do Autismo...
Semana passada, o Fantastico fez uma breve reportagem sobre este assunto e ja é possível compreender um pouco e também sua importância..Boa semana pra vocês também
Beijos Tchau Sueli e Rodrigo

Anonymous said...

Seu blog eh lindo!!! Desculpa a demora p/ responder seu comentário, mas eu ando meio sem tempo... Espero q aceite meu award!! Bjusssss

Anonymous said...

Só passando para dizer que:
Você está em meu coração!! beijos

Lonestar said...

Hei amiga...muito interessante esse links e todas as informacoes que vc vem nos passando...as vezes nos vemos tao entretidos com nossas coisas que esquecemos que nosso mundo esta tao cheios de pessoinhas que precisam de carinho e entendimento..principalmente as portadoras de sindrome de Down e autismo...
Parabens pelas informacoes em seu blog...
beijos e tenha uma otima semana...
PS..entendo bem sua falta de tempo, pois tb estou assim...mas tudo se ordenara com o tempo..fique com Deus!!

Anonymous said...

Pensei de começar a semana com a mensagem da irmã Eunice, mas cheguei cêdo. Aguardo a continuação das informações sobre o autismo.
Os pesquisadores do apocalipse

Anonymous said...

Oi minha amiga, olha eu aqui, que saudade, como vc sabe estou com uns probleminhas, e graças a amizade sincera e verdadeira de pessoas como vc, eu estou firme e forte. Agradeço meu anjo por todo carinho, cada dia que passa vejo a importância que vocês aqui me fazem. Rezo para que deus sempre ilumine seu caminho e de todos que me passam tanta alegria e paz. Muito obrigada, e nunca eu irei esquece de você. Jamais.
Quero que tenhas uma linda semaninha com muita graça de deus e sucesso.
Se puderes passe uma vezinha por dia no meu bloguinho para deixar seu votinho no blogstar, pois começa tudo de novo até quem sabe eu ganhar um dia.

Te adoro e moras no meu coração, por favor aceite o R 10 na minha pagina de surpresinhas, espero que goste.

Bjo

Regina

Anonymous said...

Óie, Nicinha, a paz do Senhor Jesus!
Que xôdades eu estava do meu bloguinho e de todas as amizades que deixei aqui!
Hoje estou de folga... merecidíssima, diga-se de passagem!
Menina, na minha viagem aconteceram coisas hilárias, pena que não dá pra relatar todas no blog, mas o saldo positivo foram as 3 amigas virtuais que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente e abraçar de verdade, inclusive a Wychillyn, que parece um anjinho esculpido pela destra poderosa do Criador!
Amiga, obrigada por ter aparecido lá no meu blog mesmo durante a minha ausência, é por pessoas assim como você que eu não desisto de blogar...
Seu post traz um assunto triste, mas não podemos simplesmente fechar os olhos para essa realidade, pois é dever de nós, como sociedade, integrar as pessoas que sofrem de autismo e outras deficiências: as pessoas diferentes gostam e precisam ser tratadas como iguais!
Tenha uma semana abençoada e um beijinho no seu coração, com carinho:
§º_º§

Anonymous said...

Paz querida!!! parabéns pelo assunto que vc está abordando, eu pelo menos só conhecia umtipo só, para mim foi de muita valia. Deixo um grande abraço muitos beijos e muita paz com Jesus!!!!

Anonymous said...

Olá Eunice:
Em primeiro lugar obrigado pelo seu carinho, e obrigado por este post.
O autismo é uma realidade cada vez mais presente em varias familias, e é bom que as pessoas tenham noção de que o autismo pode ser algo que as outras pessoas apenas consideram de um pouco esquisito.
Este não é um assunto triste, porque ser mãe de uma criança com autismo não é uma infelicidade, porque eu considero que o nosso caminho apesar de ser um pouco mais dificil, não é menos feliz.
Eu considero-me apenas mãe de um dos anjos de Deus, que ele me quis confiar.
Beijinhos
Anita

Águas da Vida News said...

Obrigada querida Nicinha pelo seu voto e pela visita cordial que mi fazes sempre. Uma excelente terça-feira.
Big Kiss

Anonymous said...

Olá Eunice...
Espero que estejas bem.
Olha estou passando para te desejar um resto de boa semana, deixar um beijoe um sorriso com muito carinho.

Amaral said...

O autismo é muito complexo, mas tudo o que fizermos para o entender não é demais.
A criança ou o adulto autista não deixa de ser um ser humano "normal" por esse facto. E o ser designado por "distúrbio", leva a que possam ser confundidos por "pessoas coitadinhas" que não são!
No teu último comentário, perguntas se ouço a música de fundo do teu blog. Pois, é verdade que não!... Estou a indagar o porquê, já que tenho o Real Player instalado...

Anonymous said...

Oi, Eunice, muito bom esse seu artigo sobre autismo...às vezes encontramos pessoas com problemas na nossa vida e , por total desconhecimento, não conseguimos fazer nada para ajudar...sobre a cid.10 tenho lido algo ligado à síndrome do pânico e outras fobias sociais...cada vez mais comum nos nossos dias...me interesso bastante por essa área...a alma humana...bjus e obrigada pelas palavras gentis... as minhas para você são as mesmas...

Anonymous said...

Fique boazinha logo,ok? Você é muito importante para mim. te gosto muito! beijos

Anonymous said...

Eunice:
Agradeço a visita querida amiga,
sempre atenciosa e meiga.
Espero que nossa aproximação continue sempre! Gosto de você, de seu blog inteligente e maravilhoso!
Beijão
Boa Páscoa!
SELMA

Anonymous said...

Ola amiga...
Já coloququei seu selinho no nosso cantinho,obrigado por seu carinho constante e presença sempre cheia de luz...
Beijos e tenha uma linda semana

Anonymous said...

Estou em mudança de casa, os blogs no sapo chegaram ao fim por estarem cheios.
http://zezinhomota.blogspot.com
Fique bem.
ZezinhoMota

Anonymous said...

oi querida!!!! vim deixar um beijo e desejar uma quarta feira nota dez! beijossssssssss

Anonymous said...

Oi linda, pois é o que aconteceu com o blogstar? que estranho.

Querida sobre seu presentinho esta na pagina de supresas, pegue o que quizeres bem que não lembro qual que lhe ofereci mas para vc eu deixo pegar o que quizeres ta pq te adoro.
beijinhos

Anonymous said...

Querida obrigada pelo carinho de sempre.
Adoro andar por aqui rsrsr.
bjs e bom dia!