October 03, 2005

Aborto ...é crime3!?? October 4, 2005

Image hosted by Photobucket.com
Queridas(os) amigas(os),
Creio que devo uma explicação: o que me levou a escrever sôbre
aborto, foi o Dia Latino Americano pela Discriminalisação do
Aborto e também porque um grande número de blogueiros(as) estariam
escrevendo, fazendo campanha pro-aborto.
Embora um pouco tarde, mas se voçes quiserem ler mais sobre o
que os outros disseram, aqui está o link: Nós na rede"
Sei que para muitos esse assunto já encerrou há alguns dias, mas eu ainda quero escrever um pouco mais, um tipo de reação.
Navegando pela net li a história(recente) de uma menina de 14 anos que morreu em consequençia de um aborto clandestino, mas nem mesmo
a mãe sabia que ela estava grávida...
Não creio que legalisação ajudaria, porque? A própria mãe da menina não
sabia da gravidêz dela. Possivelmente, essa menina, por razões pessoais,
quisesse esconder da mãe, porisso foi procurar "ajuda" da amiga, pensando
assim, poder ocultar o fato. Nesse caso, mesmo se fosse legalisado, talvês
ela não iria procurar as clínicas, porque assim a mãe ficaria sabendo, pois ela era menor de idade.
Aqui algumas informações que copiei da Bibliomed parte integrante da website Boa Saúde



Claro que lá vocês podem ler muito mais sobre esse assunto(alguns links abaixo).
Extraído do artigo: A VIDA DA MULHER CORRE RISCO
América Latina
De acordo com os cálculos da OMS e de outras organizações, a América Latina tem a taxa mais alta de abortos em condições inadequadas: anualmente cerca de 4,6 milhões, o seja, 40 de cada 1.000 mulheres em idade reprodutiva sofrem abortos. É calculado que estes abortos são responsáveis por um quarto do total de mortes maternas que ocorrem na América Latina—6.000 mortes por ano. Em alguns países, os estudos baseados em hospitais relataram frações ainda mais altas. Entre 1985 e 1989, por exemplo, quase um terço da mortalidade materna em um hospital colombiano era atribuível ao aborto realizado em condições inadequadas (81). Em um hospital brasileiro, entre 1978 e 1987, as complicações do aborto causaram 47% das mortes maternas
Ásia
Apesar de que a Ásia, o continente com maior população do mundo, tenha a taxa mais baixa de abortos (12 por cada 1.000 mulheres) de todos os países em desenvolvimento, também tem o maior número absoluto de abortos realizados em condições de risco o que chega a cerca de 9,2 milhões por ano. Quase a metade dos abortos em condições inadequadas ao nível mundial ocorrem na Ásia, o seja, quase um terço somente na Ásia do Sul. O aborto em condições de risco é responsável por 12% das mortes maternas na Ásia—40.000 mortes por ano.
Europa Oriental
Na Europa Oriental, faz décadas que os casais consideram desejável ter famílias pequenas; no entanto, a mulher teve pouco acesso aos métodos anticoncepcionais modernos ou pouca confiança neles. Consequentemente, o aborto se converteu no meio primordial de limitar a fertilidade em muitos países da Europa Oriental e na Comunidade de Estados Independentes (antiga União Soviética). Apesar de que o abôrto é legalisado nestes países, muitos dos procedimentos são realizados em condições pouco
saudáveis ou por provedores mal treinados. Sendo assim, as complicações do aborto realizado em tais condições são a causa principal da morte materna, sendo responsável, por exemplo, por 25% a 30% de todas as mortes maternas na Rússia e de 50% na Albânia
.
Países nos quais os abortos são legalisados:
Além da Europa Oriental e da Comunidade de Estados Independentes, em alguns países em desenvolvimento nos quais o aborto é legalizado também ocorrem abortos em condições inadequadas.
Na Índia, por exemplo, o aborto é legalizado, mas muitas mulheres recorrem a expedientes fora do sistema formal de saúde, porque existem poucos estabelecimentos médicos equipados para prestar serviços de aborto sem risco. Ainda, nos lugares onde estes serviços são prestados na Índia, os problemas relacionados com o custo, o sigilo e a qualidade dissuadem as mulheres. Além disso, muitas pessoas não sabem que o aborto é legalizado . Dos estimados 5,3 milhões de abortos induzidos na Índia, em 1989, 4,7 milhões ocorreram fora de estabelecimentos de saúde aprovados, consequentemente, possivelmente em condições potencialmente inadequadas.

Na Turquia, onde o aborto é legalizado, deve ser realizado ou supervisionado por gineco-obstetras, o que significa que o aborto apropriadamente praticado é inacessível à maioria das mulheres rurais. Entre as mulheres na Turquia, cujos abortos são legais e realizados em clínicas médicas, ocorrem 49 mortes por cada 100.000 procedimentos, enquanto que para mulheres cujos abortos ocorrem fora das clínicas médicas, o risco de morte quadruplica, isto é 208 mortes por 100.000 procedimentos.

Na Zâmbia o aborto é legalizado, mas muitas mulheres e provedores de serviços desconhecem este fato. Ainda, o aborto legalizado e apropriadamente praticado é inacessível à maioria das mulheres porque elas precisam obter o consentimento de três médicos. Conseqüentemente, para cada mulher na Zâmbia que teve um aborto legalizado em 1991, cinco procuraram tratamento de emergência para as complicações do aborto induzido sob condições inadequadas.
Como voçes vêem, o fato de ser legalisado, não resolve o problema da
mortalidade das mulheres. O que tanto as mulheres como os homens
devem aprender é ser responsáveis, aprender a controlar as
suas emocões(ou tesão) e não transar sem a devida proteção. Isto não
só evitaria uma gravidêz indesejada, mas também(como no uso da camisinha),
protegeria contra doenças sexualmente transmissíveis. Creio que a grande maioria das relações sexuais, não tem como objetivo a concepção e sim o prazer. Baseado neste princípio, não seria lógico que tomassem as devidas precauções? Não havendo concepção, não precisa de um aborto. Parece simples, né? Aborto...é crime!? Talvês não. Depende dos princípios e
valôres de cada um. Para mim é crime. Se não é penal é moral. Não é fazendo abôrtos que protejemos a vida da mãe. É melhorando o acesso e a qualidade do
atendimento, informações e um sistema social que atende as necessidade de todos, sem fazer diferenças ou previlegios. Precisamos batalhar para que a vida tanto da mãe como do feto, sejam protegidas. Matando os fetos deliberadamente, mesmo em clínicas e hospitais, a mãe ainda corre o
risco de vida. Prevenir é a melhor solução.
Aqui informações preciosas sôbre esse assunto: Essas informações são da "Population Report's ", que podem ser lidas também na website açima
mencionada.
Image hosted by Photobucket.com

14 comments:

Anonymous said...

Amém amiga, concordo com cada palavra do q vc disse ABORTO É CRIME SIM !!! é preciso mais campanha de conscientização sobre prevenção e que o governo possa estar fazendo a sua parte nessa prevenção...distribuição gratuita...palestras em postos de saúde nas pequenas comunidades...escolas.... e pq não um trabalho em massa a domicilio.
Viu amiga, fiquei até as 2 da manhã, fui solidaria a vc. rsrsrs
Amei tc com vc no msn. Voltaremos!!
bjos uma terça abençoada.

Anonymous said...

Olá querida,parabéns por bater tanto nessa tecla do aborto, quem sabe se as pessoas que te leem não estão precisando saber um pouco mais né! Como já disse no coment anterior, sou contra e apoio sua iniciativa! Bjos e tenha um ótima semana!

Anonymous said...

Óie, Eunice!
Obrigada pelas palavras de carinho e saiba que continuo orando pelo seu Paizinho... Com a graça de Deus, os seus sonhos de visitá-lo se concretizarão!!!
Beijos, amiga, e tenha uma semana leve, colorida e florida como a primavera... Apesar dos espinhos e dos ventos que despetalam as flores!
Com carinho imenso:
§º_º§

Anonymous said...

Que bom que hoje consegui entrar aqui. No outro dia talvez estivesse com o endereço errado. Quanto ao assunto de seu post é tão discutido esse assunto e há ainda muita gente desinformada a respeito dos perigos fisicos de um aborto. Os prejuisos morais então são enormes, pois este é o mais covarde dos assassinatos, contra um ente completamente indefeso. Vamos rezar para que haja uma conscientização melhor desse crime e que nossas autoridades sejam iluminadas em suas decisões. Quanto ao seu comentario no Vida Plena, vou colocar a resposta lá mesmo porque assim outros leitores podem tomar conhecimento. Beijo!
Maith

GlamBlamBlam said...

Nincinha,

Concordo com você. Vejo o aborto como uma possibilidade em casos desperados, mas é claro que a melhor das soluções é a prevenção. Aborto é grave, agressivo do ponto de vista físico, mental, e espiritual, e deve ser evitado.
Tenho a certeza que uma mulher ou moça, sendo certa de encontrar ajuda e apoio para crescer o filho não aborta. Vê, que essa menina que morreu, morreu porque teve medo dos seus pais.
O aborto sendo descriminalizado, como aqui, ela tinha a solução de ver uma infermeira na escola dela ou em um centro para mulheres. A diferença é que quando o aborto é descriminalizado, existem centros onde as moças podem ir para encontrar conselhos e ajuda - inclusive ajuda fazer de intermediário entre as filhas e os pais. Mas tudo isso não existe nos paises onde aborto é considerado um crime.
Boa semana !

Anonymous said...

Olâ Nicinha, é claro que você pode pegar a gif.E contuinuemos dizendo NÃO AO ABORTO!!!
Beijos, Fique com Deus.

Anonymous said...

Realmente é um tema polêmico e passivo de discussões.

Que Deus te abençoe poderosamente!

Graça e Paz de Cristo.

Anonymous said...

ui, este tema dá pano prá manga. a questão é PREVENIR a gravidez e não extirpá-la , como se fosse um câncer ou algo assim.

Amiga, um dia 10. te amo!

Anonymous said...

Oi Tia Nicinha, saudades... poxa tia esse assunto é fogo sabe/ Por todos os princípios cristãos em q fui criada e ainda estou sendo, é claro q não sou a favor do abôrto, né? mas vejo algumas garotas la da escola ja com 14 ou 15 anos grávidas e isso será falta de q?Acho q é falta de zelo, e de amor por uma vida q foi feita por vc mas q não te pertence.Só de pensar... da dó !! Uma semaninha de alegria e de paz. Bjokas

Anonymous said...

Bom dia Eunice... Nossa, gosto das visitas ao meu blog, e quando a visita é iniciante lá, fico mais feliz ainda... Que bom que gostou do "Arrependido"... Obrigado pelo carinho viu... Ah, quanto ao aborto, acho superinteressante você ter abordado o assunto em seu blog... Gostaria de dizer apenas que sou contra o aborto... Não consigo ver maneiras de apoiar esta idéia... Quando quiser, volte sempre lá no blog... Ah, que tal se trocarmos links para facilitarmos as visitas?
Beijos Mil e uma excelente quarta-feira pra você e sua família... ;)

Lu Delistri said...

oi Nicinha
Obrigada pelos desejos de melhoras, ainda estou fraquinha, acho que é a primeira vez em quase 3 anos que moro aqui na Suíça que pego uma gripe dessas. Preciso me recuperar pois hoje tenho que trabalhar.
O tema sobre o aborto é muito delicado, mas não sou totalmente contra, existem sim razões pessoais, casos específicos, enfim uma série de nuances que fazem com que eu pense seriamente se uma interrupção na gravidez - feita em um lugar adequado e propício, não seria melhor.
Quanto a gravidez na adolescência é um problema que deve ser resolvido com programas educativos, prevenção, etc, não com abortos!
É um tema bastante polêmico, cada um tem uma visão distinta.
Um beijo grande e boa semana

Lonestar said...

HEI, AMIGA....Vc abordou muito bem esse tema...eu acho que e um tema polemico e dificil de ser abordado...cada caso e um caso...mas acredito tb que hoje em dia existem no mercado todo tipo de contraceptivo que devem ser usados para que nao ocorra uma gravidez "indesejada"...eu so acho que o aborto causa muitos danos psicologicos em que fez..a dor e o sentimento de culpa estarao na memoria para sempre...nao julgo quem faz, mas acho que e uma decisao a ser pensada e repensada...
Que as pessoas possam ser mais conscientes e a par de todos os danos fisicos, psicologicos e espirituais que um aborto pode causar..
Beijos amiga e fique com Deus!!

Anonymous said...

é um bonita musika mamae!
eu te amo mamae!
é um muito gif. tambem!
tchao

Jefferson

Anonymous said...

Amiga te admiro por sua coragem de ser expor não importando se ha pessoas que pensam contrária. Vc é demais. Bjos